domingo, 19 de setembro de 2010

Freguesia de Gebelim

População residente: 324 hab.
Aldeias anexas: não tem
Distância à sede de concelho: 22 km.
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Santuário e Capela de S. Bernardino, Capela de Nossa Sr.ª do Rosário, ponte romana, fornos de cal.
Locais a visitar: Fraga dos Mouros, Capela de S. Bernardino, antigos fornos de cal, ponte romana.

A aldeia de Gebelim situa-se nas faldas da Serra de Bornes encravada entre montes. O próprio toponímio da localidade está associado à sua situação geográfica e morfológica. Segundo Pinho Leal, Gebelim é uma palavra de origem árabe, resultante da corrupção da palavra "Jabalain", que significa "dois montes". Não sendo de estranhar esta origem, embora não se possa comprovar, é certo que por ali existem muitos topónimos e referências aos mouros, como a fraga dos mouros, onde existem pequenas cavernas. Notável, igualmente, é o facto de antigamente se ter explorado cal nesta freguesia, referindo João Vilares que ali existiram cinquenta fornos; de qualquer forma, não deixa de ser importante constatar a existência de calcário a cerca de mil metros de altitude!

O ponto mais interessante da freguesia é mesmo o local onde se situa a capela e o santuário de S. Bernardino, construído em 1743, local aprazível com uma linda vista sobre o horizonte e um silêncio só quebrado pelos chocalhos, de som cristalino, do rebanho de cabras que, junto com o seu pastor e os temíveis cães de guarda, sobe pela encosta rumo a pastagens mais verdejantes. Neste mar de silêncio impera o canto dos pássaros, o zumbido dos insectos e a brisa que sopra entre as copas dos pinheiros

Sem comentários:

Enviar um comentário